Você já ouviu falar em As Built após a implantação do cabeamento estruturado e ficou com dúvidas? Em resumo, As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Ou seja, ela pode ser definida como o processo que realiza a identificação e documentação das alterações observadas e realizadas no projeto.
Em outras palavras, o As Built possibilita saber com detalhamento as instalações e estruturas existentes. Em função desses dados e informações, é possível estimar a vida útil futura de vários componentes da infraestrutura.
Na prática, a realização de um projeto As Built garante que não haja inconsistências entre o que foi planejado e o que foi construído. Ele visa suprimir essas diferenças, evitando causar conflitos e transtornos futuros.
As Built: como utilizar?
O projeto de As Built deve ser planejado com dados coletados de forma mais precisa, coerente com a sua fase de elaboração. Entretanto, sabemos que imprevistos acontecem durante a execução do projeto.
Nesses casos, é necessário realizar mudanças nas etapas previstas ou inserir outras não consideradas anteriormente.
As fases do As Built
Execução: O processo de As Built se desenvolve simultaneamente à execução propriamente dita do projeto. Por isso, deve-se verificar eventuais alterações em relação ao projeto executivo. Registrando a ocorrência de mudança, por meio de desenhos e relatórios, para documentar todo o processo.
Fase de Conclusão: Todo material executado durante o projeto deve ser agrupado, complementando o projeto executivo considerando as modificações efetivamente implantadas no projeto.
Etapas do projeto de cabeamento estruturado: O projeto de cabeamento estruturado para a instalação de uma infraestrutura de rede é constituído de um conjunto de documentos. Entre eles: plantas baixas, planilhas de custos e memorial descritivo informando os requisitos dos materiais e equipamentos necessários, além de como será executada a rede.
Nesse sentido, o projeto de rede estruturada segue basicamente os seguintes passos:
FASE 1: Coleta de Dados (Checklist)
FASE 2: Cálculos e planta baixa
FASE 3: Memorial descritivo
FASE 4: Planilha de materiais e custos
FASE 5: Execução da obra
FASE 6: Projeto as built
O que é As Built de cabeamento estruturado?
Como dito anteriormente, realiza-se o As Built após a implantação do cabeamento estruturado para apresentar tudo que foi feito no projeto. Esse processo é feito quando o planejamento original foi alterado durante a execução da rede ou quando não há registros anteriores sobre a infraestrutura instalada.
O As Built após a implantação do cabeamento estruturado é altamente importante hoje em dia. Isso por conta da velocidade com que novas tecnologias surgem, exigindo alterações mais frequentes nas redes de telecom.
Serviço de cabeamento estruturado para sua empresa
A Call System realiza o serviço de cabeamento estruturado há mais de 23 anos para empresas de pequeno, médio e grande porte. Contamos com uma equipe altamente capacitada, especializada e constantemente atualizada para ser a parceira ideal do seu negócio.
Atuamos em São Paulo observando as melhores práticas e todo o conhecimento adquirido em nossa experiência. Podemos auxiliar sua empresa naquilo que ela precisar.
Entre em contato conosco para projetar a estrutura de seu cabeamento.